sexta-feira, julho 18, 2008

A crise lá fora...

- Sony Ericsson vai despedir dois mil trabalhadores - "O grupo de tecnologias de informação e electrónica Sony Ericsson, que atravessa dificuldades financeiras, anunciou hoje o despedimento de dois mil trabalhadores em todo o mundo. "A Sony Ericsson vai suprimir dois mil postos de trabalho em todo o mundo, no prazo de um ano, entre os 12 mil empregados que tem", disse à AFP Susanne Andersson, porta-voz do grupo fabricante de telemóveis.Segundo um comunicado da empresa, o objectivo "é reduzir os custos operacionais em 300 milhões de euros por ano" para que a Sony Ericsson se torne uma empresa "mais reactiva, mais leve e mais rentável, capaz de continuar a criar produtos inovadores que seduzam os consumidores" (fonte: Publico)
- Qantas reduz trabalhadores - "A companhia de aviação australiana Qantas anunciou o despedimento de 1500 trabalhadores. Esta redução de quatro por cento dos actuais 36 mil funcionários é uma das respostas ao agravamento dos custos com os combustíveis. As outras passaram pela subida das tarifas e corte da capacidade por duas vezes. Medidas que deverão ser acompanhas um pouco por todo o mundo. Incluindo em Portugal. A TAP anunciou a redução da capacidade entre Outubro e Março, com o objectivo de poupar combustível nas rotas que tenham uma menor rentabilidade na época baixa da aviação. A British Airways anunciou um programa em tudo idêntico para o mesmo período e pelas mesmas razões" (fonte: Foto de Mick Tsikas da Reuters, publicado no Publico)
- Incumprimento no crédito à habitação em Espanha mais do que duplicou num ano - "Os incumprimentos no pagamento das prestações do crédito à habitação aumentaram em três mil milhões de euros em Maio em Espanha face ao mês anterior, de acordo com os dados do banco central espanhol, devido ao intensificar da crise económica no país depois do colapso do “boom” de 10 anos no mercado imobiliário.O crédito malparado aumentou para 27,6 mil milhões de euros em Maio passado naquele país, contra 24,75 mil milhões de euros em Abril e 12,05 mil milhões de euros em Maio de 2007, anunciou o banco central espanhol no seu “website”, citando números provisórios". (fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários:

Enviar um comentário