segunda-feira, setembro 04, 2023

Oligarca e antigo aliado de Zelensky detido em Kiev por suspeita de fraude

Um tribunal de Kiev colocou sob prisão preventiva o oligarca ucraniano Ihor Kolomoiskiy, antigo aliado do Presidente Volodymyr Zelensky, por suspeita de fraude e branqueamento de capitais. Igor Kolomoisky, 60 anos, é um dos homens mais ricos da Ucrânia e proprietário de um grande grupo financeiro e industrial, segundo a agência espanhola EFE.

Agentes do Serviço de Segurança Ucraniano (SBU) foram a casa de Kolomoiskiy no sábado, para o notificar da suspeita de fraude e de branqueamento de capitais. A Procuradoria-Geral considerou provado que, entre 2013 e 2020, Kolomoiskiy branqueou mais de 570 mil milhões de hryvnias (14,4 mil milhões de euros, ao câmbio actual ) no estrangeiro, utilizando as infra-estruturas das instituições bancárias que controla. No final da tarde, o empresário compareceu perante o Tribunal de Shevchenkivsky, em Kiev, onde o juiz ordenou a sua detenção preventiva durante dois meses ou o pagamento de uma caução.

Questionado sobre as acusações que lhe são imputadas, Kolomoiskiy disse a um grupo de jornalistas que discordava totalmente, enquanto os advogados anunciaram que não pagarão fiança, mas que irão recorrer da prisão preventiva. Kolomoisky apoiou a candidatura de Zelensky em 2019 e era o proprietário do canal de televisão no qual o Presidente ucraniano ganhou fama como comediante, de acordo com a agência francesa AFP (Publico)

Sem comentários:

Enviar um comentário