A TAP faz 7o anos sábado, 14 de março, por isso o Observador viajou
por entre as nuvens de pó e descobriu os aviões que têm composto a frota da
companhia aérea portuguesa. Tudo começou em outubro de 1945, quando Humberto
Delgado, o então diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil, adquiriu as
primeiras máquinas: dois DC-3 Dakota com capacidade para 21 passageiros. Os
voos inaugurais fizeram Lisboa e Madrid dar as mãos. A segunda rota teria outro
salero: Lisboa-Lourenço Marques (atual Maputo, Moçambique) era uma epopeia que
se desenrolava a muitos metros do chão e que se dividia em 12 escalas durante
15 dias (ida e volta). Vale a pena lembrar que falamos de 24.540 quilómetros na
longínqua década de 40… Seguiram-se as rotas para Paris (1948), Sevilha (1948)
e Londres (1949) e muitos outros tipos de aviões, que galopavam e galopam ainda
hoje os céus de países, oceanos e terras de ninguém. Hoje em dia, por exemplo,
a TAP opera cerca de 296 voos por dia, dispondo de uma frota de 77 aviões: 61
aeronaves de modelo Airbus, mais 16 aeronaves que operam com as cores da
Portugália Airlines. Ao todo são 88 rotas que encurtam distâncias entre 38
países (Observador)