sexta-feira, maio 02, 2014

Futebol: recordando a tragédia de Superga

A Basílica de Superga é uma igreja localizada aos arredores de Turim, na Itália. Foi construída no século XVIII pelo arquiteto Filippo Juvarra, para o duque Vítor Amadeu II de Saboia. Situa-se no topo do morro de Superga. A igreja contém as tumbas de muitos príncipes e reis da Casa de Saboia. Entre eles, está D. Maria Pia de Saboia, rainha de Portugal. O morro em que a basílica se encontra também é conhecido por ser o sítio da Tragédia de Superga, que matou o time de futebol Torino, nos anos 40. Na época o Torino era o líder do Campeonato Italiano, com 4 pontos de vantagem para o segundo colocado. A equipe buscava o quinto título nacional seguido, após as conquistas de 1943, 1946, 1947 e 1948; em 1944 e 1945 o campeonato não foi realizado devido a Segunda Guerra Mundial.Faltando quatro rodadas para o fim da edição de 1949, a Liga Italiana então decidiu declarar o Torino campeão daquele ano. Após o funeral que levou 500 mil pessoas, dirigentes da agremiação decidiram que o clube só poderia ser campeão em campo.Com a decisão tomada, no dia 15 de maio de 1949, a equipe juvenil do Torino enfrentou o Genova e venceu por 4 a 0. Depois no dia 29, vitória sobre o Palermo por 3 a 0.  Na rodada 37, jogando fora de casa, contra a Sampadoria, outro resultado positivo, dessa vez por 3 a 2. O último jogo no Stadio Comunale, em uma partida emocionante, o Torino saiu de campo campeão vencendo por 2 a 0 a Fiorentina. Em um grande gesto de respeito, os quatro adversários também escalaram juvenis.Após o acidente o clube só voltou a ser campeão na temporada 1975-76 e viu o seu maior rival, a Juventus torna-se umas das grandes equipes do futebol mundial. 
Antecedentes 
Durante a disputa de um amistoso entre Itália e Portugal, realizado em 27 de fevereiro de 1949, a equipa italiana aplicou uma goleada de 4 a 1 sobre o adversário. Prestes a encerrar a carreira, Francisco Ferreira, capitão da equipa portuguesa, convenceu os dirigentes italianos a marcarem um amistoso entre o clube de Ferreira, o Benfica e o Torino, tetra campeão italiano. Inicialmente contrário à disputa de um amistoso durante a reta final do campeonato italiano, o presidente do Torino, Ferrucio Novo, resolveu confirmar o amistoso para o dia 3 de maio em Lisboa. A partida foi disputada no dia 3 de maio e seria vencida pelo Benfica por 4 a 3 diante de um público de 40 mil pessoas.  
Aeronave 
O Fiat G.212 era um dos mais recentes projetos aeronaúticos da indústria italiana do Pós Guerra. Criado como uma versão alongada do Fiat G.12,esse trimotor seria inicialmente desenvolvido para o transporte militar. Com a necessidade de reconstruir o setor de aviação civil do país, a Fiat adaptou o projeto e produziu a versão CP, com capacidade para 34 passageiros. A aeronave acidentada foi construída em 1947. 
Acidente 
A aeronave Fiat G.212 da Avio Linee Italiane descolou às 9h52 min4 do Aeroporto da Portela, Lisboa e fez escala para reabastecimento em Barcelona às 13h15 min, conforme previsto. A descolagem do aeroporto de Barcelona ocorreu às 14:50. Ao aproximar-se do espaço aéreo italiano, a tripulação recebe informe meteorológico indicando denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 m. Com isso, as 16:59, o comandante Pierluigi Meroni avisa a torre de Turim que está iniciando os procedimentos de aproximação visual para realizar a aterragem. Durante a manobra de aproximação, a aeronave desceu perigosamente e às 17:05 horas , embateu em cheio contra uma das torres da Basílica de Superga matando instantâneamente todos a bordo. 
Vitímas
Jogadores
Valerio Bacigalupo
Aldo Ballarin
Dino Ballarin
Milo Bongiorni
Eusebio Castigliano
Rubens Fadini
Guglielmo Gabetto
Ruggero Grava
Giuseppe Grezar
Ezio Loik
Virgilio Maroso
Danilo Martelli
Valentino Mazzola
Romeo Menti
Piero Operto
Franco Ossola
Mario Rigamonti
Julius Schubert
Funcionários
Arnaldo Agnisetta
Ippolito Civalleri
Egri Erbstein
Leslie Lievesley
Ottavio Corina
Jornalistas
Renato Casalbore
Luigi Cavallero
Renato Tosatti
Tripulação
Pierluigi Meroni
Antonio Pangrazi
Celestino D'Inca
Cesare Biancardi
Outros
Andrea Bonaiuti (aqui)
***