sexta-feira, agosto 03, 2012

Primeiro jornal exclusivo para iPad despede um terço dos funcionários!

Li no Publico um texto da jornalista Marta Portocarrero segundo o qual “o jornal The Daily, desenhado exclusivamente para tablets anunciou nesta terça-feira o despedimento de 50 funcionários, um ano e meio depois do lançamento. Para reduzir os custos, as secções de desporto e opinião vão deixar de existir e a aplicação vai perder algumas das suas funcionalidades. O The Daily, propriedade do grupo News Corporation, surgiu em Fevereiro de 2011 e foi o primeiro jornal concebido exclusivamente para plataformas digitais móveis. O entusiasmo do lançamento, que prometia “combinar a arte de contar histórias com as capacidades interactivas” dos tablets, não fazia antever tempos conturbados, mas o pior acabou por acontecer. A empresa anunciou o despedimento de 50 pessoas, um corte de quase um terço dos seus 170 funcionários, 29% trabalharia a tempo inteiro. Segundo o jornal britânico Guardian, alguns seguranças foram contratados para retirar os empregados dispensados da sede da News Corporation, em Nova Iorque. O anúncio surge poucas semanas depois de o editor chefe do The Daily, Jesse Angelo, ter desmentido os rumores de que o jornal iria despedir alguns funcionários na sequência de um ano pouco produtivo, em que terá perdido cerca de 30 milhões de dólares (aproximadamente 24 milhões de euros). Para Jesse Angelo, trata-se de uma adaptação necessária a um meio em mudança. “Nós acreditamos que um produto e uma organização saudáveis são as que continuam a mudar”, afirmou. Além dos despedimentos, as secções de desporto e opinião vão ser extintas. A primeira passará a ser alimentada por conteúdos da Fox Sports, detida pelo mesmo grupo, e a segunda existirá apenas pontualmente. Ainda para reduzir custos, as página digitais vão deixar de poder ser lidas nos tablets tanto na horizontal como na vertical, tendo o utilizador de as subir ou descer como faz nos computadores. “Estas são mudanças que vão tornar o jornal mais forte editorialmente e que se concentram nos elementos que os consumidores nos demonstraram gostar”, afirmou Jesse Angelo. “[Vamos concentrar-nos em] reportagens originais, fortes elementos visuais, bons vídeos e fotografias, infografias e interactividade”, acrescentou. Em Junho,a News Corporation Erro! A referência da hiperligação não é válida. que implicou o encerramento de 14 delegações e o despedimento de aproximadamente 1000 funcionários. A aplicação The Daily está disponível para iPad e iPhone e também para sistemas Android e estima-se que tenha mais de 100.000 subscritores”.

Sem comentários:

Enviar um comentário