Li aqui que "a Mediapubli, a empresa proprietária do jornal diário espanhol Público e do respectivo site publico.es, apresentou ontem a um tribunal de Barcelona o pedido de declaração de falência. A empresa diz querer assim "salvaguardar da melhor maneira possível os interesses de todas as partes afectadas" e procurar uma "ferramenta de reestruturação para procurar a viabilidade futura do projecto", segundo uma nota publicada no site do jornal. Na prática, o que acontece é que o jornal deixa de pagar temporariamente as suas dívidas para tentar encontrar uma solução. Num artigo de opinião, o director Jesús Maraña realça que, apesar das dificuldades financeiras, o jornal "não se colocou nunca ao serviço de grupos políticos nem de governos". E garante que os "problemas que o jornal atravessa não derivam da mudança política que se deu nas últimas eleições" - Espanha virou à direita em Novembro, com uma vitória histórica do Partido Popular de Mariano Rajoy. O Público foi lançado em 2007, vende 87 mil exemplares diários, e tem cerca de cinco milhões de utilizadores únicos na Net. Nos últimos quatro anos o bolo publicitário da imprensa espanhola diminuiu 50%”.
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