sábado, maio 14, 2011

Não ofende não senhor...

Segundo o INE, "a análise por região revela uma melhoria generalizada em termos do total de dormidas, observando-se acréscimos homólogos superiores a 10% no Alentejo, no Algarve e na Madeira, tendo sido de 7,2% no Centro. A região Norte e a de Lisboa apresentaram uma relativa estabilidade, enquanto os Açores mantiveram uma evolução negativa (-1,7%) (...)Na Madeira, que apresentou resultados positivos após um período alargado de quebras, destacam-se igualmente os crescimentos homólogos dos seus principais mercados, com relevo para o mercado alemão (+19,6%) e o britânico (+18,4%) que, em conjunto, têm um peso relativo superior a 60% do total de dormidas de não residentes.A Madeira e o Algarve foram as regiões que, em média, registaram as estadias mais elevadas. Por tipo de estabelecimento, salienta-se os apartamentos e aldeamentos turísticos e os hotéis-apartamentos. O Alentejo e a Madeira foram as regiões com maior crescimento homólogo em ambos os indicadores (superior a 11%) o que, no caso da Madeira, revela uma expressiva inversão de tendência após um período alargado de resultados negativos. Madeira e Alentejo foram as únicas regiões a evidenciar melhorias na sua rentabilidade média(variações homólogas de +14,9% e +7,8%, respectivamente). As restantes regiões evoluíram negativamente, com maior intensidade nos Açores (-5,5%) e no Algarve (-3,2%).Os Açores decresceram aproximadamente 5% em ambos os indicadores, mantendo a tendência dos últimos meses".
Se estes resultados desastrosos do turismo dos Açores fossem na Madeira tínhamos os crápulas e escroques do costume:

- aproveitar-se partidariamente de contrariedades que penalizam a Madeira (sempre que isso acontece dramatizam, manipulam e fazem festanças)

- uma conferência de imprensa, dia sim, dia não, durante uma semana;

- um comunicado, de dois em dois duas, durante uma semana;

- declarações nos ocs a comentar as conferências de imprensa e os comunicados;

- projecto de resolução na Assembleia Legislativa com "soluções" e "milagres" para o turismo;

- a treta do costume sobre promoção;

- pedido de constituição de Comissão de Inquérito na Assembleia Legislativa

- pedido de audição urgente da Secretária Regional do Turismo.

Mas nos Açores - e salvo alguns prejuízos para certos negócios ou prestações de serviços - a reacção natural e normal seria mais simples, comedida e lógica: os resultados não foram bons? Paciência, vão melhorar para a próxima, porque o turismo é isto mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário