quarta-feira, abril 27, 2011

DECO: nove marcas automóveis estão a "vender carro por lebre"

Garante a jornalista do Jornal de Negócios, Andreia Major que "algumas marcas de automóveis mentem sobre o preço dos carros na publicidade”, alerta a Dinheiro & Direitos, publicação da DECO Proteste que analisou 9 anúncios e concluiu que pode haver diferenças de quase 6 mil euros entre o valor divulgado e o real. A DECO realizou um estudo sobre anúncios de marcas de automóveis e descobriu 9 marcas a praticar publicidade “vende carro por lebre”. O significado da expressão é a diminuição dos preços dos automóveis a qualquer custo, começando nos descontos pela retoma de uma viatura usada. Várias marcas estão a utilizar estas técnicas enganosas e a anunciar o preço de venda já com esta redução, partindo do princípio que qualquer consumidor tem um carro antigo para dar em troca, conclui a DECO.“A Opel e a Volkswagen são exemplos deste invulgar poder de antecipação”, esclarece a Dinheiro & Direitos. “Só com este expediente, o anúncio do Opel Street Edition corta 2800 euros ao preço real", revela o comunicado da Deco.A publicação adianta que sete marcas associam a fotografia de um determinado modelo ao preço de um mo­delo de versão inferior ou menos equipada. “Este é o caso da Ford, a publicidade mostra um C Max Titanium ao preço de um Trend, que custa menos 800 euros na versão de base”, segundo o comunicado.“Por fim, nenhum anúncio divulga os encargos com a legalização e o trans­porte, que podem chegar a 1220 euros, e sem os quais o carro não pode sair do stand. Para a DECO o facto de os custos variarem consoante a localização do concessionário não pode ser­vir de desculpa para esta omissão. Ainda que a publicidade seja distribuída a nível nacional, seria desejável que incluísse um intervalo de valores para estes encargos”, defende a associação de defesa dos consumidores. A DECO já contactou o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comuni­cações e a Secretaria de Estado para a Defesa do Consumidor com o objectivo de alertar para o problema que está a acontecer entre as grandes marcas. “A DECO exige também publicidade mais rigorosa, sem asteriscos e notas de rodapé em letra ilegível, que apenas confundem o consumidor. Esta associa­ção já comunicou as conclusões do estudo à Direcção-Geral do Consumidor, a quem pede a aplicação das normas e sanções previstas no Código da Publi­cidade e na Lei das Práticas Comerciais Desleais”, acrescenta a publicação da Deco.Os anúncios detectados que induzem em erro os consumidores foram das marcas Mini, BMW 116d, Opel Corsa, Skoda Yeti, Volvo V60, Citroën C4, Ford C-Max e Volkswagen Polo".

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