sexta-feira, março 18, 2011

Opinião: "da Situação: Nem os pilares aguentam este governo…"

"Muito Ambiente – Pois é!!! Antes até de serem inauguradas, as SCUT já estão a dar problemas. Como é que numa obra desta dimensão e envergadura pode ocorrer a cedência de um dos pilares de suporte, ainda por cima, se tivermos em conta que as condições climatéricas eram amenas? Será que pouparam no betão deste pilar para fazerem a desastrada obra dos taludes de Água d’Alto? Brincadeiras à parte, que o assunto é extremamente sério, vêm-se a confirmar os nossos receios sobre a empresa que está a construir as SCUT. A arrogância e a prepotência são adjectivos que lhes são atribuídos, numa lógica de não prestar contas a ninguém, com ameaças e comportamentos menos próprios, que mais não fizeram do que arrasar com as nossas paisagens, terrenos de cultivo, linhas de água, árvores centenárias, entre outros, inclusivamente com a própria economia, ao “esmagar” os preços praticados na ilha. Tudo isto por causa da teimosia de alguns, felizmente cada vez menos, em tentar deixar uma “obra do regime”. Não posso admitir a forma como o Governo Regional está a lidar com esta empresa pois a mesma teve “carta branca” para tudo o que precisou. Recordo que ameaçaram com expropriações, depositaram inertes em linhas de água, destruíram estradas e caminhos tradicionais, proibiram proprietários de acederem aos seus terrenos, sem nunca lhes ser assacada qualquer responsabilidade. Mais gritante é o recente comunicado do governo, mais uma vez a defendê-la e a dar explicações técnicas sobre o acidente, tentando emendar a mão em todo este processo, criticando o seu silêncio… O Governo Regional dos Açores é o assessor de imprensa desta empresa? Não compreendo esta lógica de subjugação dos nossos interesses a uma empresa, que ainda por cima, não é regional. Pessoas próximas referiram-me que a mesma já teve problemas semelhantes em Espanha e Canadá, tendo saído de uma forma pouco pacífica.
Crise – Não sei como é que o ministro das finanças se conseguiu rir na apresentação de mais medidas de austeridade. Congelar pensões de duzentos e poucos euros e cortar em reformas que são o resultado de uma vida de trabalho é, no mínimo, lamentável. Este governo deu cabo deste país e até do seu próprio orgulho. Sócrates deveria ser estudado como uma referência de como não se deve governar. É o político que teve mais suspeitas sobre si, desde corrupção a incompetência e que mesmo assim acha que está tudo bem e que não é nada com ele. Já todos percebemos que o que falta neste governo é ética, qualidade e consciência… de si mesmo. A situação é insustentável. Teremos novos cortes nas transferências para as Autarquias e Regiões Autónomas. Onde estão os amigos “camaradas” agora? Qual é a cobertura que se vai deixar de construir para que o corte não chegue aos Açorianos? Será a cobertura de vidro das Portas do Mar? Venham as eleições… Já!!!
Bolsas – É lamentável o que se está a passar. A nova forma de cálculo de atribuição de bolsas, deixou de fora inúmeros estudantes que necessitam das mesmas para tirarem a sua formação e o Governo Regional está a ponderar o seu apoio. Sócrates manda cortar no continente e César dá cá. Não há fundo neste “saco de dinheiro” que o governo tem? É que não os oiço a criticar as políticas emanadas do rectângulo, apenas os vejo a dar o que outros nos tiram. Curiosa, mas demagoga, foi a ideia da Juventude Socialista ao querer “obrigar” o governo em 50 dias a arranjar trabalho ou resposta formativa aos jovens desempregados. Não comentando o ridículo desta proposta, que tal proporem mais apoios para o empreendedorismo? Que tal se deixassem a sociedade civil respirar com instituições autónomas e geradoras de riqueza e emprego? E que tal proporem uma correcta abertura de cursos e um levantamento sério de necessidades de formação da nossa população e respectivo mercado de trabalho, de modo a não termos que mandar os jovens para cursos atrás de cursos, até aos 40 anos?"
(por Paulo do Nascimento Cabral, no Correio dos Açores com a devida vénia)

Sem comentários:

Enviar um comentário