- quer nas associações de figuras públicas a atributos pessoais considerados relevantes para a participação em campanhas de publicidade ou de sensibilização social (índice de atributos),
- quer nas associações destas figuras públicas à publicidade de um conjunto de sectores de actividade (índice de associação publicitária).
Fátima Lopes, que foi a personalidade com maior número de associações a campanhas publicitárias, ficou em terceiro no índice de potencial publicitário, tendo o seu nome sido sobretudo associado a Honestidade.
No que diz respeito aos atributos medidos neste estudo, vemos que cada uma destas 10 personalidades se destaca em atributos específicos: como vimos, José Mourinho em competência, Catarina Furtado em Beleza e Fátima Lopes em honestidade. Encontramos ainda Cristiano Ronaldo associado a talento, Jorge Gabriel a credibilidade, João Manzarra a juventude, Júlia Pinheiro a persuasão, Ruy de Carvalho e Nicolau Breyner a maturidade e Ricardo Araújo Pereira a sentido de humor.O estudo As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal integra o tratamento e análise de duas fontes de dados:
- Aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, realizada através de um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1151 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de auto-preenchimento, entre os dias 21 de Novembro a 12 de Dezembro de 2010.
- Análise da participação em campanhas publicitárias, realizada com recurso a dados da MediaMonitor, que codificou cada nova campanha de Tv de acordo com a presença de figuras públicas, tendo-se utilizado o software MMW/Videotrack para as várias análises disponíveis neste estudo. O estudo apresenta os seus resultados em suporte digital, através de um relatório Pdf, podendo as tabelas de dados (sondagem e publicidade) ser fornecidas em formato Excel quando assim solicitado. (fonte: Marktest.com, Março de 2011)
Sem comentários:
Enviar um comentário