quinta-feira, dezembro 16, 2010

ERC: SÍNTESE CONCLUSIVA – RTP-Madeira (Informação diária)

"A análise abrange todas as peças em que o Governo Regional da Madeira e os partidos políticos da Madeira, com e sem representação parlamentar, estão presentes ou são referidos, emitidas nos dias da amostra no bloco informativo da RTPM - Telejornal Madeira - entre Janeiro e Dezembro de 2009. A análise é realizada por amostragem, tendo sido abrangidas na amostra 252 peças, sendo que uma peça pode incluir a presença de mais do que um protagonista. A margem de erro máximo da amostra utilizada para dados da RTPM (Janeiro a Dezembro de 2009) é de 15,3%, para um grau de confiança de 95%, pelo que os dados devem ser lidos como representando tendências apuradas para os dias seleccionados na amostra. Em termos genéricos, no bloco informativo da RTPM os valores obtidos pelo Governo Regional da Madeira e PSD Madeira (em conjunto) aproximam-se dos valores-referência atribuídos pela ERC. Por outro lado, os valores obtidos pelos partidos políticos da oposição parlamentar da Madeira (em conjunto) encontram-se ligeiramente acima dos valores-referência atribuídos pela ERC. Na análise detalhada de cada partido verifica-se em ambos os canais, nos dias da amostra, uma sub-representação do PS Madeira. Assim, concretizando:
Os valores relativos à presença do Governo Regional da Madeira em conjunto com o PSD Madeira encontram-se próximos dos definidos para os valores-referência no que respeita ao modelo que pondera a presença com a valência/tom e no que concerne ao registo simples da presença. Neste caso, a variável valência/tom tem uma influência ligeiramente negativa na presença do Governo Regional da Madeira e do PSD Madeira. Os valores relativos à presença da oposição parlamentar da Madeira em conjunto encontram-se ligeiramente acima daqueles definidos para os valores-referência tendo em conta o modelo que pondera a presença com a valência/tom bem como no modelo baseado no registo simples da presença (mais 2 a 3 pontos percentuais). A variável valência/tom tem uma influência ligeiramente positiva na presença da generalidade dos partidos da oposição parlamentar da Madeira.
Os valores relativos à presença do PS Madeira encontram-se abaixo dos definidos para os valores-referência (menos cerca de 7 pontos percentuais), quer no que respeita ao registo simples da presença, quer ponderando essa presença com a valência/tom, variável com uma influência ligeiramente positiva na presença deste partido. Os valores relativos à presença do PCP+PEV Madeira, BE Madeira, MPT Madeira e PND Madeira encontram-se acima dos valores-referência (mais cerca de 1 a 3 pontos percentuais), quer no que respeita ao registo simples da presença, quer ponderando essa presença com a variável valência/tom, que tem uma influência ligeiramente positiva na presença destes partidos, excepto no caso do PND Madeira. Por outro lado, os valores relativos à presença do CDS-PP Madeira encontram-se abaixo dos valores-referência (menos cerca de 2 pontos percentuais), quer no que respeita ao registo simples de presença, quer ponderando a presença com a variável valência/tom, que tem uma influência ligeiramente positiva na presença deste partido
" (fonte: ERC, Relatório da RTP, 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário