Li no Correio da Manhã que "após ter mostrado sinais de recuperação ao longo do primeiro semestre deste ano, o investimento publicitário voltou a cair em Portugal. Os dados da Mediamonitor mostram uma quebra de 3,6% em Julho, sendo que os montantes investidos nos meios diminuíram 4,7% em Agosto, o que significa que nestes dois meses o recuo médio face ao mesmo período de 2009 foi de 4,1%.Um sinal da crise económica e que contraria o crescimento de 7,1% verificado entre Janeiro e Junho. Do início do ano até ao final de Agosto, o valor total continua a ser positivo, 4,5%, mas se a tendência de quebra se mantiver o ano até pode voltar a fechar negativo.Os dados da Mediamonitor mostram que nos primeiros oito meses do ano foram investidos mais de 3,16 mil milhões de euros em publicidade, sendo que estes valores dizem respeito a preços de tabela. A televisão arrecadou 75,2% do total, o que significa uma evolução de 7,4%. De seguida, a imprensa (com 14,4% do bolo), a publicidade exterior (6%) e a rádio (4%). Todos estes meios receberam menos este ano do que em 2009. A TVI continua a ser quem capta mais investimento, tendo uma quota de 36% do mercado publicitário. Em segundo lugar está a SIC (21,6%), sendo seguida pela RTP (13,7%). No entanto, é de realçar que sobre estes valores são aplicados elevados descontos. Por exemplo, nos primeiros seis meses do ano, a TVI arrecadou 65,7 milhões em publicidade, o que significa apenas 7,9% do que receberia se fossem aplicados os preços de tabela revelados pela Mediamonitor. Já a SIC captou efectivamente 52,8 milhões de euros. Um valor que representa 10,6% do que seria angariado a preços de tabela”.
Sem comentários:
Enviar um comentário