Segundo o DN de Lisboa, num texto do jornalista Alexandre Elias, "último relatório da APCT regista uma quebra acentuada na circulação paga da generalidade das publicações nacionais. O ano de 2009 foi péssimo para a imprensa generalista, segundo o último relatório da Associação Portuguesa para o Controlo da Tiragem e da Circulação (APCT), que destacou a quebra generalizada da circulação paga da maioria dos jornais diários de informação geral em 2009, relativamente ao ano de 2008. A circulação paga é um índice que agrega as vendas em banca, as vendas em bloco e as assinaturas de cada publicação. Nos diários generalistas, o Jornal de Notícias continua o segundo diário mais lido do País (89 006 exemplares vendidos em média), apesar de ter registado também uma quebra de 12%, logo atrás do Correio da Manhã (118 398 exemplares), que, em 2009, obteve um crescimento nulo na circulação paga em relação a 2008. O DN vendeu em média ao longo do ano 32 771 exemplares (um decréscimo de 18% em relação ao ano anterior). Quanto ao Público (37 276 exemplares vendidos), registou uma quebra na circulação paga semelhante à do Jornal de Notícias, embora tenha contado com um aumento de 150% nas assinaturas pagas online a colmatar, em parte, o decréscimo de 17% nas vendas em banca. Nos semanários, o Expresso (média de 111 668 exemplares vendidos) registou uma quebra na circulação na ordem dos 7%, enquanto o Sol (44 372) assistiu a uma descida na ordem dos 5%. O Expresso teve um aumento de 629% nas assinaturas online. Quanto às revistas semanais generalistas, a revista Sábado (77 715 exemplares vendidos em média) assistiu a um crescimento de 5% na circulação paga, contra o aumento de 1% do seu principal rival, a revista Visão. Por outro lado, a Visão registou um aumento nas assinaturas na ordem dos 6%, contando agora cerca de 35 600 assinantes. Este aumento equilibrou, em parte, a quebra de 10% nas vendas em banca. A Visão continua, assim, com 100 904 exemplares vendidos, muito à frente da Sábado. Noutro segmento avaliado, a revista Volta ao Mundo, da Controlinveste, proprietária também do DN, do Jornal de Notícias e do 24 Horas, continua a liderar o mercado de publicações de viagens. Na verdade, foi neste segmento que se registaram aumentos de circulação paga significativos: a Evasões e a Rotas & Destinos cresceram 13% no ano de 2009, contra os 10% da Volta ao Mundo, que, apesar disso, goza de uma vantagem de cerca de 4200 exemplares vendidos (em 2009) em relação ao rival mais próximo, a Rotas & Destinos".
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