terça-feira, fevereiro 09, 2010

Jornalismo: DN foi o diário que mais cresceu em 2009

Segundo o DN de Lisboa, num texto do jornalista Alexandre Elias, "o Diário de Notícias (DN) foi o jornal generalista que mais cresceu em audiência em 2009. Segundo o estudo Bareme/Marktest, o DN chegou diariamente a cerca de 411 mil leitores diários, o que se traduz num crescimento de 14% em relação aos 366 mil registados em 2008. No segmento dos suplementos semanais, a revista Notícias Magazine, publicada ao domingo com o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, foi a única que apresentou um crescimento positivo em 2009. A Notícias Magazine conta agora com mais de um milhão de leitores, 300 mil acima do concorrente mais próximo. O Jornal de Notícias (JN), detido pelo grupo Controlinveste (tal como o DN, O Jogo e o 24horas), cresceu dez pontos percentuais em relação a 2008, o que reflecte uma subida anual na ordem dos cem mil leitores diários, contando agora com cerca de um milhão e duzentos mil. O JN verifica ainda um aumento anual maior que o Correio da Manhã, principal concorrente.Já o 24 Horas apresenta também um desempenho positivo (sobe sete pontos percentuais), contrariando a tendência que mostrara em 2007, ao retomar um ritmo estável de crescimento. O 24horas (que parte de uma base mais pequena do que o DN) cresceu a um ritmo anual de 7%, e registou em 2009 uma média de 290 mil leitores diários.O Jogo ganhou nove mil leitores em relação a 2008, e é lido agora por quase 650 mil pessoas todos os dias, tornando-se no segundo diário desportivo com maior crescimento, a um ritmo de 17%. O Público, detido pelo grupo Sonae, foi o diário de difusão nacional com menor crescimento no ano passado, ficando-se pelos dois pontos percentuais, embora tenha invertido a tendência negativa que mostrou no ano de 2008. A análise aos semanários mostra que o Expresso é o jornal de publicação semanal mais lido, apesar de ter apresentado um decréscimo na ordem dos 5%, descendo dos 810 milhares de leitores para os 770. Por outro lado, o semanário Sol mostra uma taxa de crescimento de 15%, mais 40 mil leitores do que em 2008 - embora parta de uma base muito reduzida face à fatia de mercado detida pelo Expresso -, chegando aos 300 mil leitores. Nas revistas semanais, a Sábado é a única que regista um crescimento positivo, na ordem dos 8%, contrastando com a diminuição de 8% da revista Focus, que assim mantém a tendência de descida que apresenta desde 2007".

Sem comentários:

Enviar um comentário