terça-feira, fevereiro 09, 2010

Consumo de blogues sobe entre adultos, baixa nos jovens

Li no DN de Lisboa, num texto da jornalista Lina Santos, que "o consumo de blogues diminuiu entre os jovens e os adultos entre os 18 e os 29 anos, cresceu entre os adultos com mais de 30 anos. Os dados referem-se ao universo norte-americano e são do Pew Research Center, nos Estados Unidos, que monitoriza os consumos online desde 2005. Segundo o relatório agora publicado, os 24% de jovens que participavam na blogosfera (produzindo conteúdos e fazendo comentários) em 2007 são hoje 15%, ou seja, menos 9 pontos percentuais. Segundo o Pew Research Center, a queda manifesta-se desde 2006. Entre os adultos com mais de 30 anos, o consumo cresceu: os 7% de 2007 são, dois anos depois, 11%. Em contrapartida, o número de pessoas que aderiu a redes sociais nos últimos dois anos aumentou em todas as faixas etárias, com destaque para o Facebook: 73% dos utilizadores norte-americanos está nestap lataforma. A ferramenta fez seis anos na sexta-feira e atingiu os 400 milhões de utilizadores. Os dados mostram ainda que os jovens entre os 18 e os 29 anos aderiram ao MySpace: 66% dos que têm contas nas redes sociais está aqui, contra os 36% das pessoas com mais de 30 anos. A proporção inverte-se quando se analisam os números da LinkdIn: 19% dos adultos, contra 7% entre os jovens. Em Portugal, "não existe sistematização dos dados que permita tirar conclusões", avança fonte do Sapo, a plataforma mais utlizada em Portugal. A mesma fonte explica ainda que os consumos na Europa e nos Estados Unidos são diferentes. "A maturidade dos conteúdos é maior lá, a Internet é uma comodity como ter água, luz e gás e m casa." Empiricamente, porém, pode dizer-se que os adultos portugueses sempre estiveram mais na blogosfera".

Sem comentários:

Enviar um comentário