segunda-feira, novembro 02, 2009

Mães, jornalistas e desempregados são estrelas no Twitter

Li hoje no DN de Lisboa que "não são só os famosos que conseguem agarrar milhares de seguidores na rede de 'microblogging': jornalistas, mães ou desempregados tornaram-se estrelas improváveis no Twitter, atraindo milhares de leitores com a originalidade das suas mensagens. Heather Armstrong é mãe, mora em Salt Lake City e tem 1,4 milhões de seguidores no Twitter, que arrebatou com as suas frases ácidas mas divertidas. Stefanie "Adventure Girl" Michaels escreve conselhos e recomendações para viagens desde o Outono passado, altura em que ficou desempregada, e já tem 1,2 milhões de leitores que seguem diariamente as suas mensagens. Estes são apenas dois exemplos das recentes estrelas da rede social, cujos membros mais activos têm sido, inesperadamente, catapultados para a fama. Sem superar os 140 caracteres por mensagem, estes utilizadores passam horas ligados à rede, partilhando os seus pensamentos e opiniões com uma audiência que cresce a cada dia. John Dickerson, dos Estados Unidos da América, é um veterano jornalista que reflecte sobre política nos seus 'tweets' e a quem o êxito apanhou de surpresa. Citado pelo El País, admitiu em declarações à agência EFE que as suas mensagens, no Twitter, não divergem muito da sua tarefa como jornalista: "levo as pessoas a sítios onde não podem ir", resume. "E suponho que gostam daquilo que escrevo". Um factor importante para atingir o reconhecimento e, consequentemente, aumentar o grupo de seguidores, é ser incluído na lista de utilizadores recomendados. Foi o que aconteceu com Veronica Belmont, jornalista da área de tecnologia, cujo número de seguidores disparou quando o seu nome foi destacado. Hoje, tem 1,4 milhões de leitores e valoriza o Twitter como uma nova plataforma de comunicação, onde as reacções e o diálogo entre os vários utilizadores são mais fáceis do que nos blogs ou correio electrónico. Os novos famosos do Twitter, sem serem personalidades públicas, sabem bem o que é preciso fazer para manter fielmente os seus seguidores: quando questionados sobre o segredo de um bom 'tweet', respondem sem hesitar que o humor e a brevidade são essenciais. "Fazer com que as pessoas sintam e descubram o que estás a fazer", acrescenta Dickerson. Ao contrário de Britney Spears ou Ashton Kutcher, que reúnem mais de três milhões de seguidores sem qualquer dificuldade, as novas estrelas do 'microblogging' sabem que o êxito não está garantido e por isso têm consciência que é necessário escrever com graça, ser pertinente ou inspirador para continuar a merecer a admiração (e leitura) dos seus pares".

Sem comentários:

Enviar um comentário