domingo, março 22, 2009

Comunicação social "é indústria desorientada"...

Li no DN de Lisboa, num texto do jornalista Pedro Fonseca que "apesar da situação das empresas de media, os consumidores permanecem interessados nas notícias, revela a sexta edição do "State of the News Media", do Pew Research Center. O estudo sobre 2008 foca-se principalmente nos media norte-americanos mas fornece pistas interessantes para a indústria em geral. Dois factores fizeram-se notar: o número de acessos online a meios electrónicos cresceu mas sem correspondente retorno financeiro, e a crise económica atingiu duramente as empresas de media e anunciantes, afectando o aparecimento de novas soluções criativas e lucrativas. O tráfego para os maiores 50 sites noticiosos cresceu 27% mas a indústria não sabe "como converter esta mais activa audiência online em lucro". Isto quando a Internet e a televisão por cabo foram os media em que aumentaram consumidores. A adopção do modelo de pagamento deste tipo de televisão é sugerido para os media online. A adesão a um conjunto de títulos teria a assinatura agregada à factura mensal do serviço de acesso à Internet. Se há algum consenso sobre o modo de financiamento dos media "é o de que não há uma única fonte de receitas", diz o relatório. Com este debate sobre o financiamento da indústria, o estudo antecipa outras tendências, como a mudança do poder dos jornalistas e das instituições jornalísticas para o "trabalho de autores individuais e vozes", a aposta não em trazer audiências mas em levar-lhes as notícias ou as parcerias entre meios antes concorrentes. A comunicação social "não é uma indústria a morrer", afirmou o director do projecto Tom Rosenstiel, que acrescentou ainda: "É uma indústria desorientada". Aos mais interessados recomendo o acesso a este documento, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário