Manuela Ferreira Leite quer riscar TGV do mapa
***
Ferreira Leite promete «riscar imediatamente o TGV» - Li no Sol que a presidente do PSD declarou ontem em entrevista à televisão "que pretende «riscar imediatamente o TGV» se for eleita primeira-ministra. Manuela Ferreira Leite falou ainda de Santana Lopes, cuja candidatura a Lisboa elogiou. «Sendo Governo riscarei imediatamente o TGV», afirmou esta quinta-feira a líder social-democrata, em entrevista à RTP, argumentando que o projecto «tem custos presentes e futuros que não são compatíveis com o nosso nível de endividamento». Ferreira Leite voltou a desafiar José Sócrates para um debate a dois sobre a economia nacional e criticou as políticas do Governo face à crise, exigindo uma diminuição da carga fiscal. Questionada sobre as eleições autárquicas, Ferreira Leite elogiou a candidatura de Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal de Lisboa, considerando-o «o melhor candidato do PSD», ainda que assuma «divergências políticas» o ex-primeiro-ministro".
***
João Cravinho defende que projecto é «ruinoso» - No entanto o Sol garante que "o presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), João Cravinho, acredita que a ligação Lisboa-Madrid por TGV é um «projecto ruinoso» a nível financeiro por representar uma «destruição de recursos».À margem de um debate em Cascais, na quinta-feira à noite, o responsável afirmou que a ligação entre as cidades de Lisboa e Porto constitui «uma peça essencial» do desenvolvimento territorial português, mas defendeu que a extensão do TGV até à capital espanhola não trará qualquer benefício para o país".
***
Mário Lino acusa Ferreira Leite de falta de credibilidade pela suspensão do projecto - No mesmo jornal li que "o ministro das Obras Públicas acusou hoje a líder do PSD de falta de credibilidade para propor a suspensão da rede de alta velocidade, afirmando que Manuela Ferreira Leite apoiou o projecto quando era ministra das Finanças. A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, afirmou quinta-feira à noite, em entrevista à RTP-1, que se formar Governo riscará o investimento na rede ferroviária de alta velocidade. Quando questionada sobre os projectos cujo benefício «não tenha nada a ver com a produção nacional, porque vai ser tudo importado, nem com a mão-de-obra nacional, porque vai ser toda importada», Manuela Ferreira Leite respondeu: «Se insiste e quer que eu lhe liga um, eu dir-lhe-ei que sendo Governo riscarei imediatamente o TGV». «Essas declarações são uma prova clara da total falta de credibilidade» de Manuela Ferreira Leite, afirmou à agência Lusa o ministro das Obras Públicas. Mário Lino salientou que o projecto português de alta velocidade foi apresentado pela primeira vez aos portugueses em 2003, quando Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças".
***
PSD acusa Mário Lino de desprezar situação do país e encargos futuros do Estado - "O PSD acusou hoje o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, de desprezar a situação do país e os encargos futuros do Estado ao querer manter o investimento na rede ferroviária de alta velocidade (TGV)". Segundo o Sol, "em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o vice-presidente do PSD José Pedro Aguiar Branco considerou ainda que Mário Lino é «a última pessoa que tem autoridade para falar sobre credibilidade». Aguiar Branco respondeu desta forma às afirmações do ministro das Obras Públicas sobre a oposição da presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, ao investimento no TGV. Segundo o dirigente social-democrata, ao querer manter esse investimento o ministro das Obras Públicas «pelos vistos não dá importância às alterações de circunstâncias graves que aconteceram no país, que hoje são completamente distintas das que eram há uns anos».
Sem comentários:
Enviar um comentário