terça-feira, abril 22, 2008

Madeira. PSD avança com congratulação pela visita de Cavaco

O PSD tem agendado para amanhã, quarta-feira, a discussão na Assembleia Legislativa de um Voto de Congratulação pela visita oficial de Cavaco Silva à Madeira, que constitui a resposta da maioria a três votos de protesto apresentados pela oposição na reunião plenária de hoje, todos eles rejeitados pelos social-democratas. É o seguinte o voto que estará em apreciação:
"Por ocasião das comemorações dos 500 anos da Cidade do Funchal, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa visitou a Região Autónoma da Madeira.
Uma ocasião solene, mas também uma ocasião para Sua Excelência o Presidente da República tomar contacto com a nova face da Madeira, superiormente dirigida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, através da obra que desenvolveu nestes últimos trinta anos de autonomia regional, conforme reconheceu nas declarações que proferiu no jantar de encerramento da sua visita, ao afirmar que o “Dr. Alberto João Jardim é uma referência incontornável e impulsionador decisivo da nova face da Madeira”.
Regozijamo-nos pela forma envolvente, superior e elevada, apanágio do povo madeirense, com que recebeu e acarinhou a visita de Sua Excelência o Presidente da República.
Demonstrativa de que esta é uma Região que para além das suas belezas naturais e da sua primorosa oferta turística, oferece a hospitalidade do seu povo e a abertura de espírito das suas gentes. Que o sucesso económico e social, bem como o desenvolvimento que a Madeira alcançou, além de enaltecer o trabalho dos madeirenses, deve também servir de estímulo para Portugal.
Ao longo desta visita, Sua Excelência o Presidente da República constatou as particularidades desta região insular e os novos desafios com que se depara.
Compreendeu a necessidade de uma nova atitude da República em relação aos anseios e necessidades das populações da Madeira e do Porto Santo, traduzida numa maior cooperação e solidariedade da República para com a Região.
A sensibilidade para as dificuldades motivadas pela insularidade e o carinho que o Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva nutre por esta Região, constituiu um incentivo para que prossigamos neste caminho de progresso e desenvolvimento, que será cada vez mais sustentado com o reforço e alargamento dos poderes autonómicos tão necessários a uma maior coesão nacional.
A autonomia política é hoje “incontestavelmente o caminho certo e justo” para a construção de Portugal no Atlântico. E por “ mais obstáculos, inverdades, incompreensões, “forças de bloqueio”, ou injustiças que ilegitimamente se abatam contra estes portugueses (da Madeira), o Povo Madeirense não deixará de caminhar no aperfeiçoamento da Autonomia Política Constitucional.
Considerando o exposto, a Assembleia Legislativa da Madeira expressa o seu mais elevado voto de congratulação, pela forma como decorreu a visita de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
Do presente voto deve ser dado conhecimento a Suas Excelências o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e ao Senhor Primeiro Ministro de Portugal".

Sem comentários:

Enviar um comentário