sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Madeira: PS quer “PLANO REGIONAL PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DO CONHECIMENTO”

Dizem os socialistas num projecto de resolução apresentado no parlamento regional e que será agendada provavelmente no final da próxima semana, que "o Governo Regional da Madeira apresentou a esta Assembleia um Programa de Governo em que se propõem encetar uma mudança de modelo de desenvolvimento económico. Aquando da tomada de posse, o Presidente do Governo afirmou que “agora, queremos concretizar até 2011, o Programa de Governo entregue na Assembleia Legislativa da Madeira. Queremos lançar os alicerces para uma mudança estável do ciclo económico”. Mas, dois anos antes, em Março de 2005, o Presidente do PSD-M afirmou, quando já se sabia que os novos fundos da U.E. para 2007-2013 tinham por base a Estratégia de Lisboa, que o modelo de desenvolvimento económico da Madeira é para manter, contrariando a tese dos que entendem que a aposta nas Novas tecnologias é o caminho a seguir. Passo a citar: «a tese de alguns engravatados, inclusive, do PSD — os mesmos que não vão à Festa do Chão da Lagoa, para não se misturarem com o povo — que defendem um novo modelo, virado para as Novas Tecnologias (…). Mas eu pergunto: essas novas tecnologias garantem os 12 mil empregos da Construção Civil ou os 7 mil da Hotelaria?! (…) que falam muito, mas não sabem nada sobre os madeirenses, e que ganham muito, mas não põem os pés no Chão da Lagoa». São estas declarações ambíguas e contraditórias que levantam dúvidas em relação à determinação do Governo Social-democrata em concretizar uma mudança de modelo de desenvolvimento.
Os socialistas recordam que os “Fundos Europeus, já aprovados e definidos para a Madeira, inserem-se nas políticas da Estratégia de Lisboa, e estão em acordo com o definido pelo Plano de Desenvolvimento Económico e Social para a RAM. Perante esta nova realidade, a Madeira terá que alterar os paradigmas subjacentes ao modelo de desenvolvimento, propiciando uma mudança de ciclo económico distinto do até aqui seguido pelo Governo Regional que, como sabemos, baseou na obra pública, nomeadamente, na infra-estruturação, toda a sua acção”.
Uma das justificações do PS da Madeira parece ter a ver com a “dispersão hoje existente, por diversos organismos e entidades, em relação às questões da Ciência e Tecnologia, não permite avançar de forma consistente, nesta matéria. É necessário criar sinergias entre as diversas entidades ligadas à ciência, tecnologia e Sociedade do Conhecimento, nomeadamente a Vice-Presidência do Governo, Secretaria Regional da Educação, a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), o CITMA, o Polo Tecnológico, os diversos laboratórios existentes e a Universidade da Madeira”.Basicamente a iniciativa socialista recomenda ao Governo Regional a criação de um Plano Regional para a Ciência, Tecnologia e Sociedade do Conhecimento, que seja um documento estratégico, nestas áreas, e que contemple, entre outras, as seguintes medidas: Apoio às instituições de investigação científica quer ao nível de equipamentos, reforço de equipas de investigação, bem como, criação de unidades de I&D; Apoio a projectos de investigação Cientifica e Tecnológica com interesse e em áreas estratégicas para a Madeira; Bolsas de Investigação Cientifica e Tecnológica, Bolsas para técnicos de apoio à investigação, incentivos à produção científica e Bolsas à realização de cursos de formação avançada; Apoios à divulgação científica e tecnológica; Apoios a iniciativas de I&D de Contexto Empresarial, em dois planos: plano empresarial e público-administrativo; Apoios para o desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação, produção de conteúdos multimédia e modernização e eficiência administrativa, numa lógica de Governo electrónico e de acesso aos serviços públicos pelos cidadãos e Apoios à integração dos cidadãos portadores de deficiência na Sociedade do Conhecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário