quarta-feira, junho 06, 2007

Paulo Portas com o pior saldo de imagem

De acordo com os resultados de Maio do Barómetro Marktest/DN/TSF, Jerónimo de Sousa regressa ao primeiro lugar entre os líderes partidários com assento parlamentar com melhor saldo de imagem (diferença entre as opiniões que classificam positivamente a sua actuação e aquelas que a classificam de forma negativa). Jerónimo de Sousa, líder do PCP, foi o líder partidário com o saldo de imagem mais elevado (6.9%), regressando à primeira posição que havia ocupado em Março. Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, retorna ao segundo lugar com 5.9% (o que representou uma quebra de 30% entre Abril e Maio). O Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, obteve em Maio um saldo de imagem de 1.1%. Com um saldo de imagem negativo, encontram-se os líderes do PSD e do CDS-PP, respectivamente Marques Mendes e Paulo Portas. O líder do PSD, Marques Mendes, manteve em Maio um saldo de imagem negativo, com -19.7%. Contudo, o valor alcançado é o mais elevado desde Fevereiro. O recém-eleito líder do CDS-PP, Paulo Portas, não foi além de -23.1% de saldo de imagem, sendo o líder partidário com o saldo de imagem mais baixo, ficando mesmo aquém dos valores alcançados nos últimos dois anos pelo seu antecessor Ribeiro e Castro, que abandona o cargo com um índice de -16.2% em Abril.

O Presidente da República, Cavaco Silva, reforçou em Maio o seu saldo de imagem, com 45.5%, o que representou uma subida de 10% relativamente ao mês anterior. Também Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, viu o seu saldo de imagem subir 13% entre Abril e Maio, chegando a este último mês com um saldo de 16.8%.Na evolução deste indicador desde Maio de 2006, vemos como Cavaco Silva protagoniza a maior tendência de subida ao longo deste período, com o valor mais elevado a ser registado em Outubro (46.1%). A partir deste mês, tem-se mantido estável. Jerónimo de Sousa, pelo contrário, protagoniza a maior tendência de descida no período considerado, embora tenha vindo a recuperar significativamente desde Março.
O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas (Fonte: Marktest, 5 de Junho de 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário