sábado, junho 09, 2007

ANA inaugura em Julho novo terminal da Portela

A inauguração do Terminal 2 da Portela, em Julho, onde a ANA investiu 18 milhões de euros, marcará o início da fase de maior desenvolvimento aeroportuário português - a realizar pós-privatização da ANA, já sob o controlo de capitais privados. Só em Lisboa, o investimento total será de 380 milhões de euros. Depois do recente aumento da capacidade do aeroporto Francisco Sá Carneiro para seis milhões de passageiros (que lhe garantirá uma folga de utilização, atendendo aos 3,4 milhões de passageiros processados em 2006), a ANA avança com o plano de desenvolvimento dos principais aeroportos portugueses para acomodar o tráfego durante os próximos 43 anos. As novas alterações no aeroporto da capital nortenha vão notar-se já em finais de Junho, quando for inaugurado o novo conceito de praça central “que visa criar uma nova centralidade, com a maior dinâmica proporcionada por mais 800 metros quadrados de espaços comerciais”, diz uma fonte da ANA.
No aeroporto de Faro - cuja procura continuará a ser turística -, a ANA refere que o seu desenvolvimento será feito por patamares graduais, e deve responder, já em 2012, ao disparo da procura para sete milhões de passageiros. Para o efeito, a ANA considera que esta ampliação e remodelação deverá ser feita em 2011. O desenvolvimento do plano director do aeroporto de Faro acomodará em 2050 um tráfego estimado em 13,52 milhões de passageiros - que ultrapassa a utilização actual do aeroporto da Portela. Quanto ao aeroporto de Lisboa, terá melhorias imediatas, atendendo ao novo restaurante de luxo e ao espaço self-service que serão abertos ainda em Junho. E em Julho, a Portela disponibilizará um novo serviço de navetes, “exclusivas para os clientes dos parques de estacionamento P1, P2 e P3, entre o novo Terminal 2 e estes parques”, adianta a fonte da ANA. Segue-se a abertura, no novo Terminal 2, de um espaço de 1000 metros quadrados ocupado com restauração, tabacaria e imprensa e uma loja central.
Em 2008 será a vez de serem remodeladas todas as áreas comerciais existentes no lado ar, implicando a ligação do «pier» ao terminal e a remodelação de toda a zona de restauração.
A zona pública das partidas na Portela (mais 1000 metros quadrados) será totalmente remodelada e as áreas comerciais terão um «layout» diferente, concebido para a versão alargada da Portela, que deverá servir, até 2017, cerca de 17 milhões de passageiros. Numa primeira fase, as infra-estruturas de tratamento de bagagens deverão aumentar a capacidade de processamento para 4300 bagagens-hora (contra as actuais 1800 bagagens-hora) e a área de armazenamento de carga para importação-exportação passam de 80 mil para 150 mil toneladas anuais. A futura Portela terá 13 novas salas de embarque com pontes telescópicas e 64 posições de estacionamento de aviões. (fonte: J.F.Palma-Ferreira, Expresso, 9 de Junho 2007). Recomendo a leitura deste pdf.

Sem comentários:

Enviar um comentário