Em 2024, 93 das 243 regiões da UE (com dados disponíveis) ao nível 2 da nomenclatura das unidades territoriais estatísticas (NUTS 2) registaram taxas de risco de pobreza ou exclusão social superiores à média de 21 % da UE; 4 regiões tiveram a mesma taxa, enquanto 146 tiveram taxas mais baixas. Em 5 regiões, estas taxas foram mais do dobro da média da UE. A taxa mais elevada registou-se na Guiana (França), onde 59,5% da população estava em risco de pobreza ou exclusão social, seguida das regiões italianas da Calábria (48,8%) e da Campânia (43,5%), e das cidades autónomas espanholas de Melilla (44,5%) e Ceuta (42,2%).
Em 2024, havia 25 regiões NUTS 2 onde pelo menos 33 % da população estava em risco de pobreza ou exclusão social (tom azul mais escuro no mapa). Estas regiões concentravam-se na Grécia (5 regiões), na Bulgária, em Espanha, em Itália (4 regiões cada), bem como na Roménia e nas regiões ultraperiféricas de França (3 regiões cada). Este grupo incluía também 2 regiões predominantemente urbanas nos países ocidentais da UE – a região da capital da Bélgica (Région de Bruxelles-Capitale / Brussels Hoofdstedelijk Gewest) e Bremen, na Alemanha. No outro extremo da distribuição, havia 26 regiões onde menos de 12,5% da população estava em risco de pobreza ou exclusão social em 2024 (tonalidade amarela clara). Este grupo incluiu:
- 7 regiões do norte e centro de Itália, incluindo a Província Autónoma de Bolzano/Bozen (6,6 %), que registou a menor taxa de risco de pobreza ou exclusão social da UE;
- 6 das 8 regiões da Chéquia, incluindo Jihozápad (8,8 %), que registou a terceira taxa mais baixa da UE;
- 3 regiões em Vlaams Gewest, no norte da Bélgica;
- 3 regiões na Áustria;
- 2 regiões na Polônia, incluindo a região da capital Warszawski stołeczny;
- as regiões das capitais da Croácia, Roménia, Eslovénia e Eslováquia, sendo que esta última, Bratislavský kraj, tem a segunda taxa mais baixa da UE (8,6%);
- a região noroeste húngara de Közép-Dunántúl.
Este artigo assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que promove a consciencialização para a necessidade de erradicar a pobreza e a miséria em todo o mundo (Eurostat)

Sem comentários:
Enviar um comentário