sábado, outubro 20, 2018

Lisboa com maior rating concelhio


A Marktest acabou de publicar os ratings concelhios de 2018, que mantêm o concelho de Lisboa no topo da lista. Disponíveis na aplicação web Municípios Online, os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional para observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. Uma análise do rating concelhio global de 2018 permite verificar que o concelho de Lisboa lidera a tabela. Numa escala de 1 a 20, o concelho obteve 14.2. É seguido pelo concelho de Aveiro. Albufeira e Braga colocam-se ambos na 3ª posição seguinte e Porto encerra a lista dos 5 concelhos com melhor classificação quando analisados conjuntamente os seus indicadores de dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida. Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web, onde são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.

A aplicação disponibiliza mais de 500 variáveis para vários anos, organizadas pelos temas:
Demografia
Famílias
Habitação
Educação
Saúde
Cultura
Empresas
Emprego e Desemprego
Actividade Económica - Agricultura
Actividade Económica - Energia
Actividade Económica - Construção
Actividade Económica - Comércio
Actividade Económica - Automóveis
Actividade Económica - Turismo
Actividade Económica - Banca
Eleições
Índices Marktest
Ratings concelhios
O Rating concelhio é um novo indicador criado pela Marktest para cada um dos 308 concelhos do país. Este rating tem 3 componentes, criadas a partir de 37 indicadores:
Dinamismo demográfico: 8 indicadores
Dinamismo económico: 16 indicadores
Qualidade de vida: 13 indicadores
Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas 3 componentes (fonte: Marktest.com, Outubro de 2018)

Sem comentários: