terça-feira, outubro 30, 2018

Funchal: porque não mostram os estudos sobre impacto das decisões no trânsito urbano?

Pode a Câmara Municipal do Funchal negar todos os dias, mil vezes, que o trânsito no Funchal não está pior - devido a obras e a alterações na circulação com estradas encerradas, etc - que ninguém acredita. Sobretudo quem anda na cidade, quer usando o carro próprio, quer recorrendo aos transportes públicos nos quais é cada vez mais visível o stress dos motoristas pressionados pelo cumprimento de horários apesar dos atrasos imputáveis a terceiros.


Ou seja, a CMF sabe, mas não assume, que há problemas no trânsito citadino funchalense. Aliás, ontem mesmo, reparei que desde muito cedo alguns jovens foram colocados em pontos determinantes da cidade - provavelmente considerados mais complexos em termos de tráfego automóvel - a controlar o movimento automóvel, claramente um trabalho destinado a dar indicações mais seguras, a quem de direito, para eventuais mudanças. Penso, e espero, que os dados recolhidos, que não se devem limitar apenas a um dia e a horário específico matinal, possam ajudar a CMF a alterar o que tiver por ser alterado, a assumir os erros se eles forem identificados e a mudar o discurso, tentando negar o que é uma evidência. Claro que as coisas podem ser melhoradas. Mas com fundamentalismos idiotas ou "cegueiras" auto-impostas só por conveniência, as coisas tendem a agravar-se, nunca a melhorar.
E, já agora, divulguem os resultados dos estudos realizados (?) sobre o trânsito na cidade - creio que o povo funchalense os desconhece - e divulguem também os estudos sobre o impacto das alterações introduzidas na cidade em termos da circulação automóvel (LFM, fotos do JM e DN, com a devida vénia)

Sem comentários: