sexta-feira, novembro 23, 2012

Ilhas Scilly: o campeonato de futebol mais pequeno do mundo

 
Escreve o Mais Futebol: “20 jogos, 4 competições, uma época inteira na Isles of Scilly Football League. E ainda, o condimento de luxo: um derby a cada semana. As duas principais equipas da ilha encontram-se a cada domingo de manhã. São as principais e as únicas. Afinal, este é o campeonato mais pequeno do Mundo. «É impossível haver um campeonato mais pequeno que este. Só temos duas equipas», frisa Chas Wood, agora presidente honorário da liga local, em conversa com o Maisfutebol. Ora vencem os Garrison Gunners, ora vencem os Woolpack Wanderers. Mas não se cansam.
O projeto original passou pela criação de uma liga com clubes de todas as ilhas a sudeste de Inglaterra, da mainland, melhor dizendo. Os anos passaram e vários emblemas caíram por terra. Sobraram dois, até aos dias de hoje. Jogam com o calendário competitivo inglês e são afiliados da FA. «O processo é simples. No início de cada época, os dois capitães de equipa lançam a moeda ao ar para ver quem escolhe primeiro. Quem vence, escolhe primeiro um guarda-redes. O outro escolhe primeiro um defesa. E assim sucessivamente. Há sempre equilíbrio», explica Chas Wood. A história não é nova. A FIFA (voltou ao tema no final do ano passado) e a Adidas já divulgaram o insólito cenário há uns anos. Contudo, desta vez, o histórico Chas Wood não estará em campo. «Reformei-me no final da época passada. Também, já tenho 70 anos, acho que era a altura certa. Era o jogador mais velho da Liga, com mais de vinte anos de diferença para o segundo mais velho», diz Wood, sempre de bem com a vida. A temporada 2012/13 arrancou em outubro. Como não podia deixar de ser, com a Charity Shield. Entretanto, arrancou o campeonato e sobra ainda espaço para duas competições a eliminar, ou nem tanto: a Wholesalers Cup e a Foredeck Cup. «A Foredeck Cup é disputada a duas mãos, mas os golos fora não contam. Como só temos um campo, não fazia grande sentido», explica o britânico. O Garrison Football Field, na ilha de St. Mary's, acolhe todos os duelos. Agora, os jogadores têm de aplicar a velha máxima da contenção verbal. Tudo porque ali ao lado, mesmo atrás da linha de fundo, passou a existir um parque infantil. «Bem, claro que os jogadores controlam-se um pouco, mas não há milagres. Não se ouvem muitos menos palavrões que num jogo da Premier League», brinca Chas Wood.
«O método pode parecer parvo»
O defeso traz sempre novidades. Chegam jogadores novos, trabalhadores itenerantes numa ilha dedicada ao turismo, e divide-se o grupo disponível pelas duas equipas. Sem nunca quebrar a noção de equilíbrio. «O método pode parecer parvo, mas a moeda ao ar e escolha um a um é o que faz mais sentido. Os jogadores já se conhecem e saem sempre equipas equilibradas. Aliás, até agora houve seis jogos na época e três vitórias para cada um», explica Chas Wood, que ficou encantado com o conceito semanas após a sua chegada à ilha, há treze anos. Para manter a competição, os responsáveis decidiram aumentar o preço da quota anual a pagar pelos membros. Ou seja, essencialmente os jogadores. O conceito é simples e encontra semelhanças na realidade de vários clubes amadores de Portugal: «If you dont pay, you don't play». Em inglês fica melhor. A mensagem é clara. Já agora, Scilly lê-se Silly. Parvo. Chas Wood fez questão de frisar isso mesmo. E eles não se importam”.