sexta-feira, janeiro 21, 2011

Sondagem: Cavaco logo no domingo?

Diz a SIC que "Cavaco Silva ganha as eleições presidenciais à primeira volta e Manuel Alegre é o segundo mais votado, a dez pontos de Fernando Nobre. É o resultado do estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, que mostra uma descida nas intenções de voto dos dois maiores candidatos. Fernando Nobre regista a maior subida.
É uma eleição garantida à primeira volta. O estudo de opinião da Eurosondagem mostra uma descida do Presidente candidato, mas não põe em causa a reeleição já no próximo domingo. A dois dias das Presidenciais, Cavaco Silva está com 56,3% das intenções de voto, perde 3,7% em relação ao mês passado. A maior descida, de acordo com a projecção, é de Manuel Alegre. É o segundo nas intenções de voto dos portugueses com 25% do total, a perder 5%. Fernando Nobre é quem mais sobe na tabela e chega aos 10,1% - dobra o valor do mês passado e cresce mais de 5% no universo total dos inquiridos. Francisco Lopes reforça ligeiramente o resultado de Dezembro, mas não chega para descolar dos 5%. Em quinto na lista está Defensor Moura com 2%, a subir 1,3%. O último da tabela, com 1,4%, é José Manuel Coelho, o candidato da Madeira, que não tem termo de comparação com o mês anterior uma vez que não constava do estudo. A projecção da Eurosondagem é feita com base nestes resultados globais em que mais de 14% dos inquiridos não sabe ou prefere não responder. O exercício presume que estes inquiridos se abstêm. Os votos brancos ou nulos não são considerados para apuramento do resultado nas presidenciais.

Ficha Técnica

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. nos dias 13 a 18 de Janeiro de 2011, tendo como Universo a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental. Entrevistas directas e pessoais, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, em 20 Freguesias de Portugal Continental escolhidas de modo a que, no seu conjunto, o resultado verificado nas últimas eleições para a Presidência da República se aproxima do resultado nacional. Aos entrevistados foi apresentado um Boletim de Voto, sendo-lhes solicitado que assinalassem, no mesmo, a sua intenção de voto e que o colocassem na urna fechada de que o entrevistador dispunha para o efeito. A lista dos candidatos foi apresentada pela ordem que constará no Boletim de voto oficial. Foram efectuadas 2.630 tentativas de recolha de voto, e destas 567 (21,6%) não aceitaram colaborar no Estudo. Foram validadas 2.063 respostas, correspondente a 78,4%, que constituem a amostra, distribuídas, em termos geográficos, por: - Região Norte, 20,6%; A.M. do Porto, 15,0%; Região Centro, 29,4%; A.M. de Lisboa, 25,3%; e Região Sul, 9,7%. O erro máximo da Amostra é de 2,16%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O Responsável Técnico da Eurosondagem Rui Oliveira Costa Lisboa, 19 de Janeiro de 2011".

Sem comentários: