La Comisión Federal de Comercio de Estados Unidos asegura que la publicidad encubierta que hacen las blogueras es un delito si no avisan en sus publicaciones que están promocionando un producto. Así que el nuevo edén de la publicidad puede ahora estar en peligro. Y es que en lugar de ojear revistas de moda, muchos compradores buscan hoy en redes sociales y blogs las últimas tendencias, las novedades en productos de belleza y los destinos de vacaciones más apetecibles. Los llamados influencers llegan a ganar cientos de miles de dólares por atraer “likes” en las redes sociales. Algunos reconocen que viven de enseñar cosas que les gustan y advirtiendo de que están siendo compensados económicamente por ello, pero en muchos casos la promoción pagada no está clara.
Mostrar mensagens com a etiqueta Blogs. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Blogs. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, junho 07, 2016
terça-feira, dezembro 15, 2015
Blogger condenado a pagar 12 mil euros a bispo e outros religiosos
Um blogger de Viana do Castelo vai ter de pagar, entre multas e indemnizações, 11.680 euros por oito crimes de difamação agravada e dois de devassa da vida privada de religiosos, decidiu o tribunal daquela comarca, nesta terça-feira. Desse montante, 3.480 euros são relativos a 580 dias de multa, à taxa diária de seis euros. Em indemnizações, requeridas pelos seis visados, entre eles o bispo da Diocese e uma funcionária, o blogger vai ter de pagar mais 8.200 euros. O arguido é um homem de 25 anos de idade, promotor imobiliário, natural de Barcelos, que não ouviu hoje a leitura do acórdão por se encontrar atualmente a trabalhar no Canadá.
Neste processo, está em causa um blogue cuja autoria é atribuída ao antigo seminarista em abril de 2012 com o título "Os podres da diocese de Viana do Castelo" e o subtítulo "Burlas, prostituição, homossexualidade, casamentos destruídos, injustiças, entre muitos outros caos ocorridos na diocese de Viana do Castelo".
O blogue teria surgido em alegada retaliação por um suposto débito de um padre, amigo do arguido. Naquele espaço na Internet, e durante meses, o arguido descreveu actuações que na sua essência configurariam práticas menos conducentes com a postura do clero, publicando "fotografias e dados pessoais, profissionais e até de familiares" dos visados. Hoje, na leitura do acórdão, a juíza que presidiu ao colectivo que julgou este caso afirmou que "apesar do sobressalto causado aos ofendidos, não há motivos para aplicar pena de prisão" ao arguido.
"O arguido não tem antecedentes criminais, era jovem (tinha entre 21 e 22 anos à data dos factos), teve um percurso de vida sem incidentes e vem desenvolvendo actividade profissional, que o levou, há mais de um ano, para o Canadá", afirmou a juíza.
"Admite-se, assim, sem qualquer dificuldade, que puni-lo através de uma pena de multa, que pesará de forma sensível no seu orçamento, é o bastante para o consciencializar da gravidade da sua conduta e o afastar da prática de novos crimes", sustentou. No final, o advogado de defesa afirmou que "deverá interpor recurso para um tribunal superior" por considerar que "a sentença não está conforme os factos provados em julgamento".
"A condenação não devia existir por não existir prova de que tenha praticados os factos de que foi acusado", sustentou o causídico. O advogado da Diocese "vai analisar o acórdão para decidir ser há motivos para recorrer" (TVI24)
quarta-feira, setembro 09, 2009
Espanha: Agente da Polícia detido por "caluniar" colegas em blogue
Li no Jornal I que "agentes da Brigada Provincial da Polícia Judiciária de Alicante detiveram um colega seu por ser o autor suspeito de injuriar e caluniar os seus colegas num blogue. Onze membros dessa força policial apresentaram queixa depois de lerem acusações de serem "sectários e corruptos" num blogue na internet, que foi entretanto bloqueado e cujo IP levou a polícia a casa de um seu colega. As acusações feitas eram tanto personalizadas a membros da polícia, como genéricas contra o corpo de polícia de Orihuela. As investigações estavam em curso desde Março e foram agora concluídas com a detenção de J. R. C., suspeito de ser o autor dos posts".
sábado, julho 04, 2009
Jornalista banal, blogger rica...
Escreve o Jornalista do ABC, Pedro de Alzaga, que a jornalista Nikki Finke "fue corresponsal en Moscú y en Londres de Associated Press y ha trabajado en las redacciones de Newsweek, Los Angeles Times y The New York Magazine, entre otros medios de EE.UU. Pero ninguno de estos puestos le ha servido para ganarse el reconocimiento de sus compañeros. En 2002 comenzó a escribir una columna sobre la industria del cine en el semanario LA Weekly titulada "Deadline Hollywood", y cuatro años después abrió un blog, "Deadeline Hollywood Daily", para contar diariamente los resultados de sus investigaciones. Un espacio web que ella misma definió como su "nicho de mala leche". En 2007, comenzaron a llover los premios como mejor periodista de entretenimiento, y ayer aceptó otro, muy distinto: una oferta de Jay Penske, magnate de internet y propietario de mail.com, para comprar su blog, en una operación que el diario Financial Times cifra -sin citar fuentes- en 15 millones de dólares. Desde que Finke publicara ayer la nota de prensa sobre la venta de su blog, ha escrito dos artículos sobre este asunto: uno para aclarar que su independencia no se verá afectada por esta operación, y otro para despedirse amargamente de sus compañeros de LA Weekly, que no podrán publicar en adelante las columnas de la periodista. En el futuro inmediato, Finke pretende llevar su blog "al siguiente nivel" gracias al equipo y los recursos con que, dice, contará en esta nueva etapa. Su primer movimiento: contratar un reportero en Nueva York para ampliar el ámbito de cobertura a la costa Este".
sábado, março 21, 2009
Blogger ter-se-á suicidado numa prisão do Irão
Li no Publico que "Omid Mir Sayafi, um blogger iraniano de 25 anos condenado a 30 meses de prisão por insultos ao guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, morreu quarta-feira na prisão. O seu advogado, Mohammad Ali Dadkhah, disse hoje à agência AFP que “ainda não existem documentos oficiais, mas os responsáveis da prisão afirmam que Mir Sayafi se terá suicidado”. O blogger fora preso a 7 de Fevereiro e estaria deprimido. Já tinha sido detido uma primeira vez em Abril do ano passado.Mir Sayafi dividia a cela da prisão de Evin com Hessam Firouzi, um médico que tentou alertar os funcionários para a crescente deterioração da saúde do jovem. “O Sr. Firouzi telefonou-me da prisão para me informar que Omid apresentava uma baixa preocupante do ritmo cardíaco. Tinha alertado imediatamente a enfermaria mas os médicos não o levaram a sério”, revela Dadkhah. Os Repórteres Sem Fronteiras requereram a abertura de um inquérito de modo a que se possam apurar as reais circunstâncias da morte do jovem. As autoridades lançaram entretanto uma campanha contra bloggers e internautas, acusados de escreverem textos hostis às autoridades e aos valores islâmicos. Os Guardas da Revolução anunciaram ainda em comunicado uma acção para “desmantelar os mais diversos sites anti-religiosos, obscenos e contra-revolucionários”, que publicam “artigos contra o regime islâmico”, “os valores religiosos” e, ainda, “histórias sexuais”. De acordo com o comunicado, os autores de tais sites terão o apoio de grupos de outros países, nomeadamente dos EUA. O comunicado acrescenta que diversas pessoas foram já presas e entregues às autoridades judiciais, numa operação levada a cabo pelo “centro de delitos de Internet dos Guardas da Revolução”. Ao todo, 26 pessoas terão sido alvo desta operação, mas não é certo quantas foram detidas".
quarta-feira, março 18, 2009
Sim? Não me digam...
Esta teve piada e foi denunciada hoje na Assembleia da Republica por Francisco Louça numa interpelação a José Sócrates. Afinal os assessores de Sócrates têm blogs anónimos? E usam esses blogs em dias de debates parlamentares para desvalorizarem os debates ou deixarem dicas? Pelos vistos disso ninguém fala, especialmente os hipócritas doentes que por ai andam a espalhar “moral”, “ética” e “moralismos” quando nem deviam olhar-se ao espelho pelo facto de conspurcarem tudo o que tocam e meterem nojo pela hipocrisia e por tudo o que escondem.
domingo, março 01, 2009
"O jornalista e o blogger"
"Um tema inesgotável. Acaba de ser abordado por um nome forte da blogosfera, Loïc Le Meur, no decorrer da conferência da Associação Mundial de Jornais que decorreu anteontem e ontem em Lisboa. Segundo reporta Leonor Figueiredo, no DN, ele centrou a sua comunicação na defesa de que o «aparecimento de blogs é o elemento mais significativo nos últimos dois anos nos media, e irá influenciar bastante o mundo do jornalismo». Deixo a síntese das ideias apresentadas, feita pela jornalista: "Quais são as diferenças entre o jornalista e o blogger? O jornalista é pago, o blogger, não; o jornalista segue directrizes, o blogger escreve quando e como quer; o jornalista corrige antes de publicar, o blogger emenda depois; o jornalista trabalha para a marca do seu jornal, o blogger escreve anonimamente; o jornalista está limitado no espaço e não sabe para quem escreve, o blogger não tem estes constrangimentos; o jornalista não diz «eu», enquanto o blogger escreve na primeira pessoa do singular; o jornalista escreve como sabe e aprendeu, o blogger é mais espontâneo, segue uma linguagem muito oral." Já agora, é interessante a perspectiva do evento da Associação Mundial de Jornais em Lisboa, através do comentário de Loic Le Meur: "Classic discussions about blogs with or against newspapers already started tonight. Anyway, great evening in Lisbon, lots to say, great fun and amazing food. More tomorrow".
sexta-feira, janeiro 16, 2009
Espanha: comentários anóninos de um blogger identificado podem sair-lhe caro...
Li no jornal espanhol Publico um texto de Eduardo Ortega, segundo o qual "un bloguero de Ciudad Real ha visto como un aluvión de demandas le llegaban por albergar en su blog, Modus Tolens, comentarios que contienen supuestas injurias y calumnias de otras personas. El bloguero en cuestión, Carlos Otto, ha sido demandado por la gerente del periódico del que fue despedido, Carmen García de la Torre; el presidente del Aeropuerto de Ciudad Real, Juan Antonio León Triviño, y el constructor y promotor inmobiliario, presidente del Balonmano Ciudad Real y accionista mayoritario de varios medios de comunicación, Domingo Díaz de Mera. Cada uno le pide 6.000 euros, 18.000 euros en total sólo por no ir a juicio. Curiosamente los tres están representados por los mismos abogados, la asesoría jurídica de Díaz de Mera, uno de los demandantes, y las tres demandas son cuasi idénticas, a excepción de algunos detalles. Entre esos detalles están que León Triviño y Díaz de Mera también le han demandado por supuestas injurias y calumnias del propio Otto, tales como "capo culipardo". En las demandas se hace hincapié en los comentarios, presuntamente injuriosos, vertidos por usuarios anónimos: "mafioso", "ladrón", "corrupto", "terco", "cafre", "cutre", "mangantes" o "caciques", entre otros muchos".
domingo, dezembro 28, 2008
quarta-feira, setembro 24, 2008
sábado, setembro 13, 2008
"Jornal de Negócios" abre espaço para blogs
O Jornal de Negócios passou a dispor, recentemente de um novo espaço, denominado "Plano B do Negócios" que é coordenado pelo jornalista Paulo Pinto Mascarenhas, jornalista, ex-director da revista Atlântico e ele próprio blogger. Trata-se de uma nova secção sobre blogues e Internet, sendo o seu primeiro objectivo "ligar os leitores do Negócios aos melhores textos publicados nos blogues nacionais. Mas também avaliar, provocar, relembrar e sugerir leituras". O Plano B é uma rubrica semanal, publicada às quintas-feiras em duas páginas da edição impressa do Negócios, com espelho em www.negocios.pt.
No seu primeiro editorial, intitulado "Ligados", Paulo Pinto Mascarenhas escreve:
"Em Portugal, escrever sobre blogues é como ler o País que temos. A nossa blogosfera tem todos os defeitos da sociedade portuguesa, mas acrescenta liberdade ao debate democrático. Exagerar a importância dos blogues é tão absurdo como tentar desmentir a sua influência na agenda mediática.
Aliás, entre jornais e blogosfera existe uma relação de duplo sentido, num círculo que pode ser virtuoso. Numa altura em que alguns afirmam que o papel está condenado a longo prazo, os blogues – ou os seus autores – provam que existem milhares de potenciais leitores de jornais. Tentar reduzir os blogues a uma fonte de calúnias, difamação, boatos e teorias da conspiração, sobre o manto do anonimato, é algo que exibe uma ignorância em estado puro. Ou má-fé. Difamações e teorias da conspiração – que sempre existiram sobre outras formas menos sofisticadas – podem ganhar o poder da palavra publicada num novo meio de comunicação, alcançando uma audiência que ultrapassa o controlo das antigas elites. O que antes era apenas sussurrado nas conversas privadas entre políticos, jornalistas e demais privilegiados obtém agora uma circulação, digamos, «mainstream». Mas se os blogues podem funcionar como veículos de boatos, também podem ser poderosos instrumentos da sociedade civil na fiscalização do poder político. Foi a partir da blogosfera que nasceu a contestação ao aeroporto da Ota e foi num blogue que surgiu a investigação sobre a licenciatura do primeiro-ministro numa universidade depois encerrada. Por outro lado, os blogues foram adoptados como instrumento de comunicação alternativo por muitas figuras públicas, que cedo intuíram a relevância do meio no mercado das ideias ou na marcação da agenda. Em sentido inverso, contribuíram também para uma maior concorrência na opinião tradicional: novos colunistas saltaram directamente dos blogues para os jornais e revistas nacionais. Convém salientar que a dimensão deste choque tecnológico não se esgota na análise política. Longe disso. Basta lembrar que, antes de serem famosos, os Gato Fedorento mantiveram um dos blogues de maior audiência. Da arquitectura à gastronomia, da pintura à fotografia, da educação à economia, vale a pena estar ligado. É este o meu primeiro objectivo: ligar os leitores do Negócios aos melhores textos publicados nos blogues nacionais. Vale a pena ler o País e o mundo a partir do que se escreve na blogosfera". Os maiores sucessos a esta nova rubrica do Jornal de Negócios. E uma das curiosidades é a revelação que "o Abrupto de José Pacheco Pereira foi ultrapassado pelo Blasfémias de João Miranda, Helena Matos e Gabriel Silva entre outros no topo das audiências dos blogues políticos portugueses. Esta pode ser a notícia da rentrée na blogosfera nacional, a confirmar-se a tendência até agora registada", aqui
"Em Portugal, escrever sobre blogues é como ler o País que temos. A nossa blogosfera tem todos os defeitos da sociedade portuguesa, mas acrescenta liberdade ao debate democrático. Exagerar a importância dos blogues é tão absurdo como tentar desmentir a sua influência na agenda mediática.
Aliás, entre jornais e blogosfera existe uma relação de duplo sentido, num círculo que pode ser virtuoso. Numa altura em que alguns afirmam que o papel está condenado a longo prazo, os blogues – ou os seus autores – provam que existem milhares de potenciais leitores de jornais. Tentar reduzir os blogues a uma fonte de calúnias, difamação, boatos e teorias da conspiração, sobre o manto do anonimato, é algo que exibe uma ignorância em estado puro. Ou má-fé. Difamações e teorias da conspiração – que sempre existiram sobre outras formas menos sofisticadas – podem ganhar o poder da palavra publicada num novo meio de comunicação, alcançando uma audiência que ultrapassa o controlo das antigas elites. O que antes era apenas sussurrado nas conversas privadas entre políticos, jornalistas e demais privilegiados obtém agora uma circulação, digamos, «mainstream». Mas se os blogues podem funcionar como veículos de boatos, também podem ser poderosos instrumentos da sociedade civil na fiscalização do poder político. Foi a partir da blogosfera que nasceu a contestação ao aeroporto da Ota e foi num blogue que surgiu a investigação sobre a licenciatura do primeiro-ministro numa universidade depois encerrada. Por outro lado, os blogues foram adoptados como instrumento de comunicação alternativo por muitas figuras públicas, que cedo intuíram a relevância do meio no mercado das ideias ou na marcação da agenda. Em sentido inverso, contribuíram também para uma maior concorrência na opinião tradicional: novos colunistas saltaram directamente dos blogues para os jornais e revistas nacionais. Convém salientar que a dimensão deste choque tecnológico não se esgota na análise política. Longe disso. Basta lembrar que, antes de serem famosos, os Gato Fedorento mantiveram um dos blogues de maior audiência. Da arquitectura à gastronomia, da pintura à fotografia, da educação à economia, vale a pena estar ligado. É este o meu primeiro objectivo: ligar os leitores do Negócios aos melhores textos publicados nos blogues nacionais. Vale a pena ler o País e o mundo a partir do que se escreve na blogosfera". Os maiores sucessos a esta nova rubrica do Jornal de Negócios. E uma das curiosidades é a revelação que "o Abrupto de José Pacheco Pereira foi ultrapassado pelo Blasfémias de João Miranda, Helena Matos e Gabriel Silva entre outros no topo das audiências dos blogues políticos portugueses. Esta pode ser a notícia da rentrée na blogosfera nacional, a confirmar-se a tendência até agora registada", aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)